Muitos pais optam em morar em um condomínio fechado por oferecer aos filhos mais segurança e qualidade de vida, mas não podemos nos esquecer dos riscos e cuidados que se deve tomar em relação à liberdade dada aos pequenos, dentro desse novo ambiente.
Separamos algumas dicas importantes para ajudá-los nessa convivência diária:
✔️ Não deixe seu pequeno circular pelo condomínio desacompanhado, principalmente os menores de dez anos;
✔️ Oriente sempre seu filho sobre as áreas de risco na parte externa do condomínio, como piscinas, janelas sem grades de proteção, escadas, elevadores, garagem, instalações elétricas, áreas de máquinas das piscinas, entre outros;
✔️ É importante orientar seus filhos sobre os horários de uso das áreas comuns;
✔️ Também é preciso deixar claro para as crianças sobre o limite para brincadeiras e barulho, pois a regra de silêncio precisa ser respeitada dentro e fora de casa ou apto. Uma sugestão é o uso de tapetes emborrachados, carpetes ou tapetes comuns nos quartos, que tem a função de diminuir o atrito e abafar um pouco o barulho no andar de baixo.
Viver em condomínio de forma tranquila exige somente uma pequena dose de bom-senso e respeito pelos demais. Participe das reuniões para conhecer as regras e faça sua parte, sempre!